O que é apneia do sono?

What is sleep apnea?

Legenda: Normal, vias aéreas abertas. Das vias respiratórias parcialmente fechada. Via aérea fechada durante uma apneia.

Se você já tentou melhorar o seu sono, mas ainda ronca ou acorda se sentindo cansado, pode ter um distúrbio do sono comum chamado de apneia do sono.

O que é apneia do sono? "Apneia" significa literalmente "sem ar" ou "parar de respirar".Quando você tem uma apneia, o ar para de fluir para os pulmões por 10 segundos ou mais, ou seja, você realmente para de respirar.

Ao perceber a parada respiratória, um centro de controle no cérebro dispara um sinal para você acordar apenas o suficiente para obter um pouco de ar e retomar a respiração. Então você volta a dormir e o ciclo recomeça – isso pode ocorrer mais de 50 vezesa cada hora, mesmo que você não se lembre de ter acordado.

Como você pode imaginar, a privação de oxigênio e o disparo de sinal constante para voltar a respirar – hora após hora, noite após noite – tensiona enormemente o seu corpo.

A apneia do sono afeta mais de 3 em cada 10 homens e quase 1 em cada 5 mulheres, por isso é mais comum do que você imagina.*

 

Fonte: Blog ResMed - https://www.resmed.com/pt-br/consumer/diagnosis-and-treatment/sleep-apnea/what-is-sleep-apnea.html